Gostaria de morar sozinho, pode me ajudar a pensar a respeito?

A pergunta chegou assim, numa mensagem de texto. E a resposta partindo do Planejador Financeiro foram algumas perguntas:
Já organiza suas finanças? Sabe que começará a ter algo que se chama despesa fixa? Aluguel, energia, água, gás, internet.
Sim, organizo, meu orçamento vai dar. Inclusive quero trocar minha moto por um carro e adotar um cão.
Racionalmente me veio orientar do “perigo” de tantas escolhas de uma só vez. Além das despesas acima, teria seguro e despesas de um carro que usualmente são maiores do que as de uma moto além de comida, veterinário…mas resolvi perguntar o que significavam aquelas escolhas para ele e então começou a mágica da Escuta que Serve ao outro. Ele começava a falar sobre o sonho de morar sozinho, de ter a sua individualidade, de se sentir capaz de tocar sua própria vida, esta era a representação da casa, que aliás, precisava ter um quintal. Não quero ser apenas eu na vida, quero poder levar os amigos, o cachorro, estes eram alguns dos motivos para o carro e o cachorro, um desejo de cuidar, de companhia. E mesmo quando perguntado sobre as responsabilidades de uma adoção pelos próximos 15 anos, escutei um jovem adulto querendo se responsabilizar por si próprio e por um outro ser. Fizemos contas, refletimos e fomos pensando nos melhores caminhos para colocar aqueles projetos em prática, com consciência das consequências daquelas escolhas.

As vezes é mais fácil ficar como estamos, muitas vezes numa situação mais comoda ou confortável, baixo risco, baixas despesas, mas ela também tem suas consequências. Qual o espaço para liberdade? Liberdade tem um preço e não é baixo.

Saí com um sentimento bom, de ter incentivado um jovem, apesar de todos os alertas que me acenderam, a tomar o risco de viver a vida adulta e fazer suas próprias escolhas.

categorias:
Sem categoria